MANUAL DO USUÁRIO - PRÓTON PDV



Manual do Usuário




Índice

  1. Introdução
    1. Objetivo
    2. Pré-Requisitos
  2. Licenciamento
  3. Processos
  4. Glossário



Introdução


O licenciamento para uso do PRÓTON PDV é fundamental para o funcionamento do sistema, através do PRÓTON SET pode ser feita a gestão centralizada de todos os PDV´s PRÓTON.

Através do PRÓTON SET é possível realizar a configuração dos PDV´s de forma on-line, centralizada e até mesmo a resolução de problemas.


  1. Objetivo

    O objetivo deste documento é apresentar a rotina de licenciamento / autorização de uso do PDV, através do acesso a informações via Web Service, referentes aos dados de configuração e licenciamento do sistema.


  2. Pré-Requisitos

    1. Acesso a internet;
    2. Acesso ao portal: http://set.protonsistemas.com/;
    3. Noções básicas sobre o processo;

Licenciamento


O processo consiste em autorizar para determinado cliente uma quantidade de licenças para uso do PRÓTON PDV, ou seja, para cada estação de trabalho será disponibilizado uma licença.
Em uma loja que possui 10 licenças liberadas pode existir até 10 PDV's autorizados, portanto, a quantidade de licenças não precisa obrigatoriamente ser igual a quantidade de PDV's.
O acesso ao Módulo do PRÓTON SET está restrito apenas aos usuários com perfil de Administrador.

Ao executar o cadastro do PDV no PRÓTON SET o mesmo verifica se existe licença disponível para a Loja. Esse processo é realizado através de um webservice. Esse sistema acessa os dados das Lojas gereciados pelos Administradores através do Módulo dee Locenciamento. As licenças possuem validade de 30 dias, após este período o PDV verifica novamente a licença no webservice, para confirmar se o PDV continua ativo no licenciamento. Caso esteja ativo, o PDV recebe uma nova licença com validade de mais 30 dias.

Se porventura um PDV não obtenha a renovação da licença, ele irá receber um alerta sobre o problema e terá um prazo de 15 dias para regularizar a situação. Após este pedíodo de tolerância, o sistema irá bloquear o processo de integração das vendas com a retaguarda, impedindo assim que as vendas sejam consolidadas no ERP.


Processos


Licenciamento do PDV

Ao iniciar o PDV que foi recentemente instalado ou atualizado para uma versão que contempla o licenciamento através do PRÓTON SET, ele irá proceder da seguinte maneira;

  1. O sistema não encontrará o PDV, assim como as configurações e informações de Licenciamento na Web;

    PDV não Registrado no PRÓTON SET

  2. Ao selecionar a opção Auto-Serviço / Pré-Venda, o sistema irá cadastrar automáticamente os dados do PDV no PRÓTON SET. Por não haver licença ativa no Módulo de Licenciamento será feito a inserção de uma licença vencida apenas para viabilizar a utilização do PDV, através do processo de Licenciamento Offline. Neste ponto do processo o sistema irá aguardar o Licenciamento que será confirmado pelos responsáveis do setor Financeiro;

    Licenciamento Offline no PRÓTON SET

  3. O sistema de vendas funcionará normalmente por no máximo 15 dias, de acordo com as políticas de licenciamento, porém apresentará a informação de vencimento da Licença, no rodapé da Tela de Vendas, LICENÇA x dias Vencida;

    Licença de Uso Vencida PDV

  4. Após as devidas configurações do setor Financeiro e a liberação das Licenças referente a Loja que está sendo feita a atualização ou instalação, o PDV deverá ser reiniciado, após o novo início o sistema apresentará a mensagem LICENÇA Licenciado;

    Licença de Uso Autorizada no PDV

  5. Caso o sistema não tenha sido regularizado, após o prazo de 15 dias o sistema apresentará estas informações no rodapé, referente aos serviços que estarão bloqueado e indisponíveis ;

    Integração de Vendas Bloqueada no PDV


Identificação do PDV

No sistema de licenciamento a identificação de um PDV está ligada diretamente ao componententes físicos do computador - Placa Mãe, Processador e HD (Disco Rígido). Caso seja alterado qualquer um desses componentes o sistema entenderá que a estação de trabalho trata-se de um novo PDV. Nesse caso será necessário a desativação/remoção do PDV anterior para que o novo seja licenciado.

Para desativar ou remover o PDV anteriormente cadastrado, você deve seguir as seguintes instruções:

  • Na aba a esquerda, selecione a opção de Configurações > PDV's;

    Desativação ou Remoção de PDV

  • No lado direito selecione o ícone Ícone PDV's

    Desativação ou Remoção de PDV

  • Desativar o PDV que está registrado no PRÓTON SET, na lista de PDV's da Loja;

    Desativação ou Remoção de PDV

  • Fazer a manutenção devida, trocando os componentes que são necessários;

  • Executar o PDV novamente, onde o mesmo será registrado automaticamente no PRÓTON SET.

Processo de Ativação e Desativação

Assim, o PDV continuará funcionando normalmente dentro do serviço de configuração WEB, e utilizará a licença disponibilizada previamente pela estação antiga.


Obs.: O processo de desativação pode ser realizado diretamente no PRÓTON SET como visto anteriormente. No entanto, o processo de remoção deve ser solicitado através do HelpDesk para que a PRÓTON realize o procedimento.

ATENÇÃO: Caso a desativação do PDV anterior a mudanças físicas não seja realizada o pdv novo não será inserido no PROTON SET causando o bloqueio da integração no caixa após o período de tolerância.



Novas Estações PDV

Quando ocorrer um cenário onde serão inseridos novos PDV's em determinada Loja, fazendo com que o número de licenças definidas seja inferior à quantidade total das estações de trabalho do cliente. O processo de implantação não deve ser interrompido, pois o funcionamento dos PDV's não será comprometido em relação as vendas e a integração dos dados, como foi detalhado neste documento.

O cliente deve informar estas mudanças ao setor de suporte ou implantação através do HelpDesk PRÓTON, onde o setor responsável dará início ao processo de Licenciamento das novas estações implantadas.

Implantação de Novas Estações


Glossário


Definiremos alguns conceitos para melhor compreensão deste documento:

CAMPO DESCRIÇÃO
WEB Service Solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem.
Conglomerado Organização em que várias empresas, dos mais diversos setores e ramos, pertencem ao mesmo grupo.
Empresa Constituida por uma ou mais Lojas, a fim de explorar um ramo de negócio e oferecer ao mercado bens e/ou serviços. Dotada de um numero de inscrição CNPJ que a identifica.
Loja Estabelecimento subordinado administrativa e juridicamente a outrem, normalmente conhecido por matriz ou sede. Onde apenas o fim do CNPJ alterna de uma para outra Loja.
PDV Estação de Trabalho, onde executa o sistema PRÓTON PDV.
Integração Centralização dos dados em um único ponto de contato, a fim de processar dados sobre as vendas, auxiliando os processos decisórios do grupo de gestores.